segunda-feira, 17 de março de 2014

Presente e passado... ou as idiossincrasias do googlemaps...


Unindo as duas margens do Rio Aulne, perto de Le Faou e a poucos quilómetros de Brest, na Bretanha francesa ou armórica, existe uma ponte, a ponte de Térénez.

Uma ponte suspensa, parecida com a ponte sobre o Tejo, mas mais curta, e com apenas uma via de trânsito em cada sentido.

Passei por lá algumas vezes, a última em 2009, vindo de Sizun e Le Faou, para ocasionalmente ir a Brest, nas minhas peregrinações anuais ao festival intercéltico de Lorient.

Por isso fiquei curioso quando li que essa ponte de 1952, que substituiu outra, de 1925, demolida pelos alemães na segunda guerra mundial, começou a ser “desmontada” por estar em risco e ter sido construída outra ao lado, especialmente bonita, suspensa e em curva.

(ponte antiga de Térénez, já a ser desmontada)

E a curiosidade levou-me a procurar no googlemaps a estrada em causa para a percorrer, virtualmente, passando pelas duas pontes antes que desmontem a mais antiga e a retirem do googlemaps.

E foi assim que entrei na “twilight zone”, ou melhor, na “twilight Google”.

Subitamente, vi-me no presente e no passado.

Na verdade, ao cruzar a ponte nova podemos avistar a ponte velha. Mas, ao dar a volta na estrada para entrar na ponte velha, a ponte nova desaparece e está apenas em construção.

Coisas que só o Googlemaps nos proporciona…

Ora vejam...

Percorrendo a estrada nacional D791 vindo de Le Faou, entrando pela ponte nova. À direita, a ponte velha, por onde vamos passar a seguir, virtualmente...

(imagem retirada do googlemaps)

Chegando ao fim da ponte nova, virando à direita, entramos na nacional D791, pela ponte velha. Olhando para a direita, a ponte nova, por onde acabámos de passar, não existe, está apenas em construção... Upsss...

(imagem retirada do googlemaps)



Sem comentários: