sábado, 21 de março de 2015

Dia mundial da poesia...




Entrei no snack-bar para tomar um café.
O dono olhou desconfiado para mim e franziu o sobrolho.
- Oiça lá -, disse - você acha que isto é alguma tasca? Sabe que dia é hoje? Hoje é o dia mundial da poesia!!
- Ah, ok... - respondi, - quer que eu fale em verso? 
- Não é preciso tanto, para versejar é preciso uma perspicácia e inteligência que, pelo seu ar, não me parece que tenha. Mas pode tentar prosa poética. É sempre agradável. 
- Mas eu queria só um café...
- Um café, a paz mundial, um bolo, o fim da fome no mundo, não interessa. Hoje é o dia mundial da poesia. Não fui eu que fiz as regras.
Encolhi os ombros. Mirei-o de frente. Inabalável. Olhei lá para fora. Apesar de ser sábado a polícia municipal tinha acabado de bloquear o meu carro em cima do passeio.
- Esqueça o café... - atirei - hoje não estou inspirado e os poetas estão todos no parque das nações... - e saí.
Dirigi-me ao polícia: - Oiça lá, sabe que dia é hoje?




Sem comentários: