quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Sonhos


Bem, hoje, continuando na linha das idiotices de que é difícil afastar-me, apetece-me falar sobre sonhos.
Sei que com a proximidade das festividades do natal muitos estarão a pensar: - sonhos!! humm!!
Calma. Não é desses sonhos de pastelaria que estou a falar, infelizmente. Seria muito mais simples e nada penoso, excepto quanto aos sonhos da minha tia Lucinda a que dávamos o nome de pesadelos, de tal forma eram duros. Coitada, excelente pessoa, fazia-os com a maior boa vontade e gosto e insistia em que os comêssemos... 
Nem estou, por outro lado, a falar dos sonhos como actividade normal (nem para todos) de criação de imagens ou ideias durante o sono.
Falo, sim, de sonhar acordado. De, mesmo não sabendo porquê, nos sentirmos atraídos por um ideal que desejamos concretizar, por um estado em que quereríamos permanecer. Em suma, sonho enquanto objectivo final e constante que configuramos de felicidade quase absoluta.
É verdade que esses sonhos se baseiam muitas vezes em fantasias sem correspondência com uma possível realidade futura.
Mas mesmo assim nós sonhamos.
Bem, nem todos. Alguém me confessou, faz pouco tempo, que não tinha sonhos, não idealizava um futuro que desejasse ou entendesse como sendo feliz.
É uma coisa que me faz alguma confusão. Não ter sonhos é como amputar a nossa alma, recusar-lhe imaginar que poderá ser completa e feliz.
Sei que a realidade pode ser muito dura e destruir qualquer sonho que eventualmente acalentemos. Talvez por isso haja quem opte por se blindar, por se proteger, negando sonhar.
Talvez, na minha miséria, eu tenha tido muita sorte. Tive um sonho e realizei-o, apesar de saber que isso não voltará a acontecer pois falta-me um elemento essencial que permitiu a sua realização. E é frustrante, demolidor, saber que não vamos poder voltar a esse estado.
Podem chamar-me o que quiserem, mas não mudará o que sou e que prefiro mil vezes a desilusão, a dor e o vazio, do que nunca ter sonhado, de nunca te ter conhecido.

E assim, como é hábito, introduzo... Dreamer, Supertramp




Sem comentários: